sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O que é o Projeto Agenda 21 Com-Vida?

O Projeto (*Agenda 21) Com-Vida é um projeto que tem o objetivo de promover o protagonismo juvenil trazendo melhorias na escola através da prática da (*educação ambiental) na escola. Será criada uma Comissão de Meio Ambiente e qualidade de Vida (*Com-Vida) que será composta de 25 alunos da escola Orsina da Fonseca (turmas de 5,6,7 séries misturadas). Os encontros serão semanais (Terças e sextas feiras) das 13:30 as 17 horas no térreo da escola (fundos perto do laboratório ciências). Entre as propostas de atividades estão a criação de uma horta na escola, auxílio na reciclagem e no reaproveitamento de materiais desperdiçados (garrafas, papel entre outros). Estão propostas também a exibição de filmes, passeios entre outras atividades. Maiores informações aqui mesmo no blog e na secretaria da Escola.
(*) explicações abaixo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Filme Ciclus - O Caminhos das Águas.

SINOPSE
Por meio de técnicas de captação de imagem como câmera lenta e lapso de tempo e utilizando “a câmera como narrador”, “Ciclus” é um vídeo que relata o caminho percorrido pela água desde seu surgimento em estreitos filetes, passando por riachos e caudalosos rios, desembocando, finalmente, no mar. Para tal, são utilizadas imagens e sons que transportam o espectador por uma viagem sensorial. Durante o trajeto, grande parte dessa água evapora-se, formando nuvens de tempestades e precipitando-se em forma de chuvas que irão abastecer cidades e plantações: um ciclo perfeito e essencial a todas as formas de vida. Plantas, animais e o homem desfrutam dos benefícios trazidos pelo fenómeno natural do ciclo da água, responsável, inclusive, pelo equilíbrio da temperatura da atmosfera terrestre. Registros de detalhes e texturas fazem o espectador sentir-se parte integrante da ação.
No entanto, a frágil trama que mantém o ciclo da água começa a ser alterada pelo homem. A poluição das águas, o desperdício, a impermeabilização dos solos nas grandes cidades, as emissões de gás carbônico pelas fábricas, veículos e queimadas começam a alterar este ciclo perfeito desencadeando uma série de anomalias que, somadas, alteram o clima do nosso Planeta e culminam com a escassez dos recursos hídricos.
O final do vídeo é um contundente alerta para nossa geração: se nada for feito para impedir a destruição do nosso bem mais precioso, acontecimentos que, por enquanto, ainda estão no âmbito da especulação, certamente, poderá se tornar uma insuportável realidade.
  • O que é Agenda 21? A agenda 21 é um programa de ação para todo o planeta. Ela tem 40 capítulos, que mexem com tudo, do ar ao mar, da floresta aos deserto; propões até estabelecer uma nova relação entre países ricos e pobres. Na Agenda 21, como em qualquer outra agenda, estão marcados os compromissos da Humanidade com o séculos XXI, visando garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando-se o ser humano e o seu ambiente.

  • O que é a Agenda 21 escolar? As agendas que usamos no nosso dia-a-dia servem para organizar a nossa vida e nos fazer lembrar dos compromissos assumidos. A Agenda 21 escolar é uma agenda de compromissos que a sua escola assume para agir na comunidade escolar e na região a que pertence, de acordo com as necessidades do século 21. Trata-se de uma agenda de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definido. Ela Introduz a temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania.

  • O que é a Com Vida? A Com Vida é uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade. Quem organiza são os alunos da comissão de meio ambiente e qualidade de vida com a ajuda de um monitor do Projeto. (Membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro - CJ-RJ). O principal papel da Com-vida é Contribuir para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável na escola, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade. Por isso a com-vida chega para somar esforços com outras organizações da escola como o Grêmio Estudandil, a Associação de Pais e Mestres e o conselho da escola, trazendo a educação Ambiental para todas as disciplinas.

  • Por que existe a Com Vida? Os jovens alunos representantes de escolas de várias regiões de todo o Brasil (delegados) que participaram da I Conferência Infanto juvenil pelo meio Ambiente no ano de 2003 na cidade de Brasília escreveram juntos uma carta que pediu a criação de coletivos jovens e Agendas 21 nas escolas como espaços de participação em defesa do meio ambiente. A comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida) é uma respostaa esse pedido.

  • O Que é Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ)? São grupos informais que reúnem jovens com objetivo de envolver-se com a questão ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. O lema do coletivo jovem é:
    - jovem educa jovem;
    - jovem escolhe jovem;
    - uma geração aprende com a outra.

  • O que é a educação Ambiental? É um conjunto de processos pelos quais os indivíduos e a coletividade se apropriam dos conhecimentos necessários sobre o espaço em que vivem e sobre os meios para melhorá-lo, preservando-o para as futuras gerações.