quinta-feira, 26 de junho de 2008

Oficina do Futuro construindo a agenda 21.


A árvore dos sonhos é uma metodologia lúdica no qual se faz um diagnóstico da realidade local e de como elaborar um plano de ação na melhoria da escola e da comunidade escolar. Ela é dividida em 4 fases. A primeira os alunos pensam nos frutos de 2 cores diferentes 1 para a escola dos sonhos e outro para a comunidade dos sonhos. Na segunda fase são colocadas as pedras no caminho que são as dificuldades que atrapalham a concretização dos sonhos que estão nas frutas. A terceira fase é o jornal mural no qual se aprende sobre o passado da escola e do bairro onde moram para assim passar para ultima fase que é a com vida para a ação no qual os alunos elaboram ações de melhoria na escola e no bairro que devera contar com ajuda de parceiros. Os participantes da oficina do futuro são os alunos da com vida, grémio escolar, funcionários da escola e moradores locais.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Leite e ricota viva.

Último alimento vivo feito pelos alunos leite de castanha do Pará e a sobra do leite que rendeu uma bela ricota vegetal. Como fazer?
Ingredientes: Para fazer o leite - 200 gramas de castanha do Para germinada (deixar 8 horas na agua 8 hora secando). 1 litro de agua de côcu ou mineral. Basta despejar as castanhas no liquidificador e depois jogar 1 litro de água de côcu ou agua mineral
Ricota vegetal: 1 abrobrinha, pedaços pequenos de tomate seco ou normal , manjeiricão, alho poró, 1 dedo de azeite de oliva, orégano a gosto e sal marinho.
Para fazer a ricota: Após bater coe o leite com um coador fino ou melhor o coador de voal (seda fina) após coar o leite ira ficar um sumo do leite (aspecto de côcu ralado) desmanche ate o sumo estiver todo solto e adicione manjerição, alho poró, pedaços de tomates secos ou normal, cheiro verde, 1 dedo de azeite de oliva e um pouco sal marinho após tudo misturado forme com as mão um formato de queijo. A Abrobrinha vc pode fatiar em finas camadas e fazer um rondele de ricota.

Propaganda da Vassoura.


Ellen segurando a vassoura feita de garrafas Peti feita por mim e pelos alunos. Como fazer?

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Fila do suco.


Fazendo suco de melancia.

Mais uma vez fiz com ajuda dos alunos o suco de melancia dessa vez para muitos na feira de ciências.

Alunos jogando


Boliche ecológico.



Boliche Ecológico - Como Fazer? Basta ter tesourinhas, garrafas peti, rascunho, fita durex, e canetinhas. Os alunos devem escolher elementos que julgam importantes no meio ambiente para terem os nomes colocados na garrafa. As garrafas são divididas em 2 grupos os negativos e positivos. Cada elemento do meio ambiente será escrito em um pedaço de rascunho e colado no lugar do rótulo da garrafa. Ex politico corrupto + 30, solidariedade - 30 Os alunos deverão escolher a pontuação (positiva e negativa) dos elementos a critério deles o quanto vale cada elemento acertado por eles. Eles devem acertar as garrafas negativas caso acertem as garrafas positivas (tampa verde) eles perdem pontos por exemplo árvores - 20 ou caso acertem o planeta terra perdem todos os pontos.
Sugestão: Usar um marcador de papel ou quadro. Usar apenas 2 tipos de cores de tampinhas para todas as garrafas (ex. positivo = tampa verde, neg = tampa vermelha) os números podem ser múltiplos de 5 mais fácil na contagem de pontos. Separar as garrafas em vários grupos separados pois se juntarem tudo fica impossível acertar só as negativas. O jogo deve ser jogado em equipes.

Produção das sementeiras na Feira de Ciências.

Produção das Sementeiras ne feira de ciências dia 3/06(Plantamos tomate e pimentão verde e vermelho) estão todas na minha casa sendo tratadas em breve voltarão a escola.