domingo, 31 de agosto de 2008

Aula na sala de informática.

Aula na sala de informática onde os alunos jogaram jogos educativos de educação ambiental feitos por crianças de uma escola em Minas Gerais. Foi passado o vídeo a Historia das Coisas onde mostra o ciclo de vida dos produtos desde o nascimento ate chegarem nas nossas casas.
http://www.f7.com.br/
http://www.sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display (História das coisas dublado e para baixar)

Aula de Preciclagem no Supermercado.

Você sabe o que é preciclar? É pensar antes de comprar. Aula sobre consumo consciente no mercado onde os alunos pegaram e viram os produtos orgânicos e não orgânicos viram quais embalagens podem ser reutilizadas, as que podem ser recicladas. Procuraram os sêlos de qualidade dos produtos, viram e separaram os produtos naturais dos artificiais.

Torta Viva de Frutas doces.

Tortas de Frutas Doces 100% natural sem uso de açúcar ou forno. Como Fazer?
Ingredientes:
Frutas: Morangos, Carambolas, tangerinas, uvas, uvas passas, nozes, mamão, manga, maçãs.
Massa da Torta: 1 kg de amendoim gigante germinado (torta bem grande) e 500 gramas de uvas passas.
Como Fazer:
1 dia antes germine o amendoim. Após germinado (8 horas na agua e 8 horas no ar) comece a descascar a pele do amendoim (separe umas 2 horas para isso que demora) pegue uma bacia com agua e comece a esfregá-los ate sair a pele do amendoim. Após tirar a pele deixe um minutos secando em um pote. Comece a separar as frutas em potes e lavá-las separando as melhores para serem usadas. Após separadas comece a elaborar as frutas que serão usadas na cobertura da torta corte os morangos em camadas, as carambolas em estrelinhas, as tangerinas em borboletas (corte de dentro para a fora um gomo e abra devagar) corte o mamão grande em tiras redondas e as mangas (umas 3 mangas) em fatias, as uvas em dois pedaços, mamão em tirinhas (cobertura). Após todas as frutas estiverem cortadas comece a fazer a massa. Bata no liquidificador o amendoim germinado com ajuda de um socador(amasse os antes) com punhados de uva passas (quanto menos uva passa mais consistente fica a massa) ideal é não colocar muita uva passa mais colocar o suficiente para ficar doce. Após pronta a massa comece a fazer o creme de manga pegue 2 ou 3 mangas bem maduras corte os pedaços e bata no liquidificador até ficar um creme grosso. Coloque a massa em uma bandeja grande e moldando como se fosse uma argila um formato de torta. Após pronto o molde recheando com as frutas em camadas o mamão, manga, as tangerinas, maçã ralada. Após pronto coloque devagar o creme de manga na cobertura deixe o creme penetrar nas camadas. fazendo a parte final dos enfeites coloque morangos, estrelinhas de carambola, borboletas de tangerina, tiras finas de mamão faça desenhos com uvas na borda coloque nozes, e uvas passas. Tempo de preparo 2 horas.


Torta de Frutas.

Torta de Festa Agostina da escola e de aniversário da Tainá. Torta de frutas feita por mim e pelos alunos. Receita a cima.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Receita do Suco da Luz do Sol.



Primeiramente germine a semente que será usada (todas as sementes que pássaro come as mais usadas são o trigo e girassol que são mais baratas e fáceis de se encontrar) colocar 8 horas de molho na água e 8 horas secando em um pote de cabeça pra baixo usar a redinha de filó para escorrer a água e entrar ar. Depois de germinado (quando nasce o chifre na semente) corte 2 maças em cubinhos (tire as sementes), 1 inhame médio, folhas de hortelã (a gosto), pedacinho pequeno de gengibre. Bata primeiramente as folhas no liquidificador depois coe no coador de voal (seda mais fina que encontrar na casa de tecidos) exprema e vai sair o liquido das folhas depois jogue o liquido no liquidificador e coloque um punhado de sementes germinadas, depois as maçãs, os legumes escolhidos e va batendo com ajuda de um socador (um pepino ou cenoura) após bater tudo coe novamente ate restar apenas um bagaço no coador que serve como um excelente adubo. Essa quantidade da um copo de 300 ml.
Maiores detalhes acessem os vídeos no yootube.
http://www.youtube.com/watch?v=fPsZIlpciHg
http://www.youtube.com/watch?v=zwWv_fSUf6s

Copinhos reutilizáveis

Copinhos reutilizáveis.

Ingredientes do suco.

Ingredientes usados maçãs, sementes girassol, folhas de couve, hortelã, inhame, cenoura, batata doce e gengibre.

Suco de Clorofila na sala de leitura.

Atividade com os alunos da professora Jone na sala de leitura onde o Geraldo do Instituto Terrapia explicou sobre os alimentos vivos sobre sua experiência com os alimentos vivos e demonstrou como se faz o suco da luz do sol. Receita a cima.