quarta-feira, 25 de março de 2009

Origem dos nomes e árvore genealógica.


Atividade origem dos nomes e árvore genealógica. Cada um leu a origem do seu nome da onde ele surgiu e seu verdadeiro significado. Depois cada um fez a sua árvore genealógica da própria família tentando descobrir de onde vieram seus antepassados. O objetivo da atividade é levantar auto estima dos alunos demonstrando a importância de seus próprios nomes e o conhecimento da história da família deles. Para descobrir origem do primeiro nome basta ir no google e digitar seu nome + origem dos nomes.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Oficina do Pão.

Fazendo a massa do pão no pátio.
Descascando Inhame.

Durante a atividade os alunos aprenderam sobre a origem do pão, do inhame quais os tipos de farinha de trigo, o que é a refinação da farinha trigo e seus males a nossa saúde e no final fizeram seu primeiro pão integral no caso Chapati (pão indiano). Ainda foi feito patê natural do inhame com alho um ótimo preventivo contra a Dengue. O Objetivo da atividade foi fazer com que os alunos aprendam sobre o pão que é um alimento tão popular e demonstrar na teoria e na prática omo ele foi sendo adulterado pela indústria ao longo do tempo. Outro objetivo é fazer com que eles próprios aprendam a fazer o seu próprio pão saudável.
Chapati (pão indiano).
Como Fazer.
3 xícaras de trigo integral
um chaleira de agua quente.
2 colheres de chá de sal marinho.
1 colher de óleo.
Como Fazer?
jogue a farinha de trigo integral e misture com o sal e vá jogando agua quente aos poucos (mexer com colher primeiramente para não se queimar). fazendo uma massagem na farinha ate ela ganhar uma consistência e ficar uma bola. (caso grude na mão jogue farinha de trigo branca nas mãos). Após a massa estiver pronta espere descansar por 30 minutos com um pano húmido por cima da bacia. Após descansar a massa formando bolinhas pequenas no máximo (4 cm) depois as amasse com um rolador ou garrafa cilíndrica de vidro ate ficar um fino disco. Depois chape os discos numa frigideira de tefal (dae a origem do nome chapati). O patê de inhame é feito com inhame cru (descasque e corte em rodelas finas), 1 dente de alho ralado, e um tempeiro (manjericão, orégano, alho poró ou meia pimentiha). Bata o inhame fino no liquidificador até ficar pastoso e coloque os tempeiros. Use um socador natural para ajudar no auxilio (um pepino ou um inhame grande).

Horta Agroecológica.

Levando as cascas do refeitório para composteira.



Plantando Gergilim.

meu colega de trabalho o Monitor Alex Bernal orientando os alunos na horta agroecológica.