sábado, 9 de maio de 2009

Capitão Planeta - A máquina dos Sonhos.

Epísódio que demonstra que tudo que consumimos demanda recursos da natureza e que devemos ter um consumo consciente.

domingo, 3 de maio de 2009

Vídeo - Roda Viva no quintal da Horta.


Roda viva com torta viva no quintal da horta. Após a oficina de torta viva fizemos uma bela mesa e roda como fazem os índios antes das refeições e cantamos a música guarani Tem biu porã (alimento lindo).

Torta Viva de Frutas.

Torta viva de frutas feita em conjunto com os alunos, por mim, monitor alex e minha amiga Daiana. Veja como fazer uma torta viva abaixo e no link Oficina de torta viva na internet (no canto direito na sessão dicas de sites e blogs interessantes).

Oficina de Torta viva.

Torta viva no quintal da Horta.
Fazendo os desenhos vivos.

Fazendo o recheio.



Fazendo a massa.

Oficina Torta Viva de Frutas. Como Fazer?
Ingredientes: Amendoim germinado (400 gramas)
Uva Passa (300 gramas)
1 cacho de banana prata madura.
2 caixas de caqui maduros.
2 maçâs fuji.
1 tangerina.
Basta deixar de molho os grãos na noite do dia anterior (amendoim) 8 horas de molho e 8 horas secando. Descasque os amendoins (quase todos). Após descascar cortando as bananas em tiras finas. Faça borboletas usando tangerina. Basta separar os gomos e cortar a tangerina de dentro para fora e abrir devagar. Após isso bata aos poucos no liquidificador o amendoim misturado com uva passa no liquidificador até virar uma massa remexendo a massa do fundo para não forçar o liquidificador. Após estiver tudo uma massa homogénea use um prato grande para começar a moldar o formato da torta que desejar. Após estiver pronto o molde va recheando com as frutas (no caso banana e alguma rodelas finas de maçã). Após pronto essa parte fazer o creme de caqui. Basta liquidificar o caqui até formar um creme cor de laranja. Após estiver pronto jogue por cima do recheio da torta. Após pronta a calda faça desenhos decorativos na torta. Prepare uma mesa bonita e uma roda e cante a música tembiu porâ (alimento sagrado).
Objetivo da oficina; Fazer com que os alunos despertem os sentidos como tato, olfato e paladar usando frutas, despertar sentido de coletividade durante a oficina, disciplina e concentração aos fazer desenhos delicados usando utensílios e incentivar os bons hábitos alimentares.