terça-feira, 30 de junho de 2009

Vídeo - Reportagem - Comida Viva.

Reportagem do globo Repórter sobre comida viva no qual o médico Alberto Gonzalez mostra os benefícios desse tipo de alimentação. Quem quiser saber mais sobre comida viva acesse os sites (links abaixo).

http://www4.ensp.fiocruz.br/terrapia/

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/

http://www.youtube.com/user/oficinadasementebr

Germinando Sementes com Ana Branco.

Veja como Germinar grãos com Ana Branco. Se quiser saber mais sobre o trabalho da pioneira da alimentação viva no brasil vá no site (link abaixo).

http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/

Suco da Luz do Sol,

Brindando o leite da mãe terra


Fazendo Suco da Luz do sol. Veja como fazer o suco nos links abaixo.

Fazendo Suco da luz do sol.

Ingredientes do dia.
Coando

Cortando os ingredientes.
Lavando os ingredientes.
Colhendo folhas selvagens para fazer o suco.
Oficina Suco da Luz do Sol. Todas as segundas vem sendo feito o suco da luz do sol antes do começo da aula. O suco da luz do sol é o suco mais energético que existe e o alimento mais poderoso da alimentação viva. Veja como fazer o suco da luz com minha amiga Malu Paes Leme no site Youtube link abaixo.

Oficina Escultura com Argila.






Oficina de escultura com Argila: Os alunos presentes esfarelaram o barro argiloso que encontrei na ilha do Fundão. Após ter deixado a argila em pó os alunos sentiram cheiraram a argila sentindo as suas características. Depois foram feitas várias esculturas com a argila que estão secando na escola. Como Fazer? Basta ter argila e água. Esfarele a argila ate ficar solta e va jogando agua vagarosamente até chegar ao ponto de virar uma massa. (Não coloque muita água). Objetivo da oficina: Despertar os sentidos como tato, olfato, noção de quantidade, paciência, criatividade e respeito a terra.





sábado, 27 de junho de 2009

Videoclipe - Michael Jackson - Earth Song (Som da Terra)

Videoclipe do cantor Michael Jackson que aborda como nosso planeta vem sofrendo com a destruição do meio ambiente. O Vídeo feito em 1995 foi muito bem produzido e mostra imagens reais diversos lugares do mundo entre eles a floresta amazônica sempre com imagens fortes com intuito de provocar uma reflexão em todos nóis.

Vídeo - As aventuras de Teca.


O Progama Teca na Tv é um programa infantil educativo exibido no canal Futura que aborda diversos temas do mundo infantil de forma lúdica e bem humorada. É exibido no canal Futura (canal 32 UHF) de segunda a sexta feiras nos horarios de 9:00 as 9:30/ 14:00 as 14:30 e 19:00 as 19:30.

Vídeo - Gabriel o Pensador - Racismo é burrice.

Vídeo com música que aborda a questão do racismo e do preconceito explicando a origem do preconceito racial e suas consequências.

Vídeoclipe - Gabriel o Pensador - Estudo Errado

Esse vídeoclipe e música abordam de forma bem humorada e irónica uma crítica ao modelo tradicional de ensino que ainda se encontra presente em muitas escolas do Brasil.

Vídeo - História do leão Cristian.

Vídeo emocionante e comovente de uma história real de um leão que quando pequeno foi encontrado abandonado e acabou sendo criado por dois homens em uma casa em plena cidade de Londres na Inglaterra no ano de 1969. Esse vídeo achado no site YouTube aborda brevemente essa história com imagens e fotos dessa história que virou até um documentário, que serve como lição de vida para todos humanos.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Jogo da Natureza.

Alunos do Projeto Agenda 21 com vida.
O jogo da natureza é uma experiência feita por mim meu colega Alex Bernal em conjunto com os alunos que definiram quase todas as regras. O jogo foi todo feito através de materiais reutilizados como papelão, fotos de revistas, tampinhas de garrafa peti. É um jogo de dados no qual cada jogador vai percorrendo vários ambientes através de um rio que passa por diversos lugares e diversas situações na qual os jogadores podem ser punidos ou premiados por cair em em tal casa que beneficie ou não o meio ambiente. O jogo tem feito sucesso entre os alunos e esta disponível para ser usado na sala de leitura da escola.
Como Fazer? Basta ter um papelão grande, fotos de revista de ambientes, tampinhas coloridas (5 tampinhas de cores diferentes), dados, uma folha de papel celofane ou contact (adesivo para cobrir o jogo). Para fazer use grampeador e cola para prender as fotos no papelão( É bom usar uma cartolina ou papel de fundo primeiramente antes de botar as fotos). O mais trabalhoso e colocar as fotos em um desenrolar do trajeto do rio (onde ficam as casas), com situações boas e ruins misturadas para que o jogador tenha experiência de passar por várias situações. No caso além das regras das casas(cada casa acontece alguma coisa com o jogador) usei dois cartões um verde na casa (30) e um vermelho na casa (penúltima casa 59). Caso o jogador caia nessas casas vai ter que pegar o cartão verde e o cartão vermelho na qual vai ter uma pergunta. Após ler a pergunta vai ter que escolher um dos 2 cartões respostas caso pegue o certo será gratificado e caso pegue o cartão com resposta errada será penalizado. O jogo pode ser jogado por até 5 jogadores.
Objetivo da atividade: Informar os participantes com várias informações sobre a fauna, flora, e situações que acontecem no meio ambiente onde vivemos fazendo de forma divertida com que os participantes entendam que fazem parte do meio ambiente e que suas ações refletem em vários aspectos no mesmo e que mínimas atitudes e falta de atitudes podem melhorar ou piorar o meio ambiente onde vivemos.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Vídeo - Composteira.

Reservatório de folhas que estão virando composteiras. Para se fazer uma composteira ao ar livre é preciso ter folhas de árvores (de preferência de mais de uma cor), cascas de legumes e frutas, ou frutas e legumes estragados (de preferência crus). Deve se fazer a composteira em camadas (tipo uma lazanha) com 5 centimetros de cascas e 10 centímetros de folhas. De 15 em 15 dias pode-se dar uma revirada nas camadas (caso a cascas ja tenham sido decompostas).

OBS: Não se deve deixar nenhuma casca a mostra deve-se tapar totalmente as cascas caso contrário ira atrair insetos e ratos. Não se deve utilizar muito alimentos que foram cozidos pois eles se encontram ácidos e se forem muito colocados iram causar desequilíbrio e atrair insetos indesejados.

Horta.

Lata no qual o lixo orgânico é separado e vai para composteira.
Monitor Angelo fazendo compostagem.

Pé de Carambola nascendo da sementeira.

Trapueiraba


Reservatório de folhas.

O trabalho na horta continua nesse inverno, esta sendo preparada a terra que vai ser usada no plantio da primavera. Atualmente foi feita uma área gradeada para o depósito de folhas das árvores. Na area vem sendo feita algumas compsteiras. Algumas plantas espontâneas vem surgindo como a trapueiraba que é otima para ser extraida clorofila para o suco da luz do sol.