quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Filme Ciclus - O Caminhos das Águas.

SINOPSE
Por meio de técnicas de captação de imagem como câmera lenta e lapso de tempo e utilizando “a câmera como narrador”, “Ciclus” é um vídeo que relata o caminho percorrido pela água desde seu surgimento em estreitos filetes, passando por riachos e caudalosos rios, desembocando, finalmente, no mar. Para tal, são utilizadas imagens e sons que transportam o espectador por uma viagem sensorial. Durante o trajeto, grande parte dessa água evapora-se, formando nuvens de tempestades e precipitando-se em forma de chuvas que irão abastecer cidades e plantações: um ciclo perfeito e essencial a todas as formas de vida. Plantas, animais e o homem desfrutam dos benefícios trazidos pelo fenómeno natural do ciclo da água, responsável, inclusive, pelo equilíbrio da temperatura da atmosfera terrestre. Registros de detalhes e texturas fazem o espectador sentir-se parte integrante da ação.
No entanto, a frágil trama que mantém o ciclo da água começa a ser alterada pelo homem. A poluição das águas, o desperdício, a impermeabilização dos solos nas grandes cidades, as emissões de gás carbônico pelas fábricas, veículos e queimadas começam a alterar este ciclo perfeito desencadeando uma série de anomalias que, somadas, alteram o clima do nosso Planeta e culminam com a escassez dos recursos hídricos.
O final do vídeo é um contundente alerta para nossa geração: se nada for feito para impedir a destruição do nosso bem mais precioso, acontecimentos que, por enquanto, ainda estão no âmbito da especulação, certamente, poderá se tornar uma insuportável realidade.

Nenhum comentário: